Atualmente, existem diversos canais de relacionamento com o cliente, cada um com os seus benefícios, assim como oportunidades. Por isso mesmo, é essencial escolher aqueles que estão alinhados com os valores e com a proposta da empresa, bem como os seus consumidores.
Apesar de os meios digitais facilitarem a comunicação com o cliente, a verdade é que muitas empresas falham neste ponto. Como consequência, tem-se clientes insatisfeitos e com uma má impressão da marca, o que faz com que não voltem a procurá-la.
De modo a evitar situações como a que foi descrita anteriormente, neste artigo mostramos-lhe quais são os principais canais de relacionamento com o cliente em que deve apostar, tendo em conta as tendências do mercado.
Os 5 principais canais de relacionamento com o cliente em que a sua empresa deve estar presente
De modo a garantir uma boa relação com os clientes, é crucial ter ferramentas eficazes na comunicação. Assim sendo, deve optar por aquelas que proporcionem uma comunicação bidirecional, isto é, que permita uma troca de informações entre os clientes e a empresa.
Para que possa analisar e planear a presença da sua empresa nestes canais de comunicação, veja algumas das opções mais populares a seguir:
Redes sociais
Atualmente, as redes sociais são um dos canais de relacionamento com o cliente mais populares. Afinal, além de poder ver as publicações das marcas, o público consegue ver as suas questões respondidas, por exemplo, através do chat que estas plataformas sociais disponibilizam.
A par de todas as funcionalidades, o ambiente informal das redes sociais permite à marca melhorar a relação com os clientes, uma vez que já está inserida no quotidiano do consumidor.
Assim sendo, é importante utilizar estes canais de comunicação de acordo com a presença do público-alvo de cada empresa. Além disso, é importante contar com uma equipa dedicada a este canal de atendimento ao cliente.
Este é, sem dúvida, um dos canais de comunicação de eleição de muitos consumidores. Afinal, está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, podendo aceder a partir de qualquer lugar.
Muito mais do que uma forma do cliente entrar em contacto com a marca, o e-mail é uma ferramenta que permite o envio de promoções, ofertas ou informações relevantes. Deste modo, além de fomentar as vendas, estreitam-se laços com os clientes.
Telefone, um dos canais de relacionamento com o cliente mais utilizados
Embora se pense que este é um meio de comunicação obsoleto, a verdade é que o contacto telefónico é muito eficaz em diversas situações.
Apesar de os negócios serem cada vez mais digitais, ainda existem clientes que preferem ouvir a voz de um colaborador da empresa. Além disso, este é um dos canais mais utilizados para, por exemplo, fazer reclamações graves, para resolver assuntos urgentes, que necessitam de resposta imediata, ou para utilizar quando os outros meios de contactos já foram utilizados sem sucesso.
Chatbot
Muito mais do que uma tendência, ter um chatbot na empresa é uma excelente forma de automatizar e tornar mais eficiente a relação com clientes. Além disso, mostra a autoridade da marca.
Uma dica muito importante é perceber onde é que os clientes estão, oferecendo facilidades e aperfeiçoando as estratégias/scripts de atendimento. Assim, o atendimento torna-se especializado e eficiente, criando conexão com o cliente.
Por último, um dos canais cada vez mais procurados pelos consumidores: o WhatsApp. Afinal, esta é uma plataforma muito utilizada para receber conteúdos e informações relevantes. No caso dos negócios, o WhatsApp Business permite, entre outras funcionalidades:
- Apresentar informações comerciais;
- Disponibilizar respostas automáticas;
- Apresentar relatórios com as estatísticas de uso.
Qual é a importância de escolher os melhores canais de relacionamento com o cliente?
Quando se tem uma empresa, é importante que existam diversos canais de comunicação para os diferentes tipos de cliente. Afinal, enquanto uns preferem um contacto através do telefone, outros preferem meios mais informais, como por exemplo, as redes sociais.
Para satisfazer as diferentes preferências, é essencial que a sua marca possa ter uma presença omnicanal, isto é, em diversos canais de comunicação. Além de ter clientes mais satisfeitos, irá atrair a atenção de potenciais consumidores pela facilidade em entrar em contacto com a sua empresa caso seja necessário.
Pronto para tornar a relação com clientes descomplicada?
Independentemente dos canais de relacionamento com o cliente que escolher, nada melhor do que ter um contact center funcional. Além de ajudar na gestão da relação com o cliente, esta é uma forma de aumentar a credibilidade da empresa. De modo a ajudá-lo, conte com a Menon, uma empresa com uma vasta experiência em soluções de atendimento ao cliente.